quarta-feira, 22 de julho de 2009

Lembrança

Ao ler a postagem da Pri "Pouca coisa, muita brincadeira", fiquei um tempo lembrando das coisas boas que passei ao lado de crianças... Dos brinquedos mais simples e encantadores que elas criam com tão pouco; do brilho no olhar e na realização de cada invenção; do quanto elas nos ensinam!
Divido alguns momentos com vocês.

Neste dia, só ofereci a natureza ainda que restrita nesta instituição, conta-gotas e água. Aprendi utilizar este material para o trabalho corporal com uma das minhas grandes referências na educação a Maria Amélia Pereira (Peo) da Casa Redonda.
Já neste momento, o material eram cones e argolas, primeiro elas utilizaram para demarcar o espaço de uma brincadeira e depois... Olhem o que a Janaína (05 anos) inventou! A caixa de areia e alguns objetos, tais como tampinhas, miniaturas, pratinhos, funil e etc., também propiciam muitas descobertas e fantasias.
Quando eu imaginaria que as fitinhas do pega-pega do rabinho de repente se transformariam nesta obra de arte, com proporção e harmonia?
E o rolo de fio (encontrado em obras de grande porte) que eu achava que era para andar em cima. Mas as crianças pensaram muito melhor!!!

"Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende."(Guimarães Rosa)

Termino com um incentivo à lembrança... Assim como a Rosana me motivou com suas importantes reflexões e a Pri com seu texto!

Um comentário:

  1. Camila, ainda bem que agora não estou mais solitária nesta minha mania de blog. Estou adorando ler seus textos. Tomara que a gente consiga contagiar mais alguém.

    ResponderExcluir