quarta-feira, 14 de abril de 2010

Tampas e tampinhas

Acho que de todos os materiais que reaproveitamos, as tampinhas ocupam o primeiro lugar da lista. Brincamos, dizendo que são muito valiosas. São como moedas, só que de plástico.
Só para apontar algumas vantagens: elas são pequenas, portanto fáceis de guardar. Em geral, são bem resistentes, o que torna o brinquedo produzido resistente também. Tem mil cores e formatos, o que favorece o processo de criação.
Se mesmo depois disso, você acha que tampinhas são inúteis, mande-as todas para os muriquinhos... ou quem sabe para esse artista que parece gostar tanto de tampas quanto eu...

A primeira vez que vi uma de suas obras fiquei curiosa. Depois passei pelo mesmo lugar com a Edna e a Andrea. A Andrea me contou que viu o cara (ops! o artista) colocando as tais tampas e também achou interessante (a Andrea já é toda contaminada com essa coisa de olhar de artista...). Dai em diante fui reparando que existem várias obras espalhadas pelas ruas perto do colégio onde trabalho (em São Paulo, na região do Butantã, Pinheiros e Lapa).
Mas hoje descobri uma obra sua em um lugar diferente: aqui na net. Estava bisbilhotando este blog de arte brasileira contemporânea, quando me deparei com as tais tampas, ou melhor, com a intervenção com tampas.
O nome do artista é Thiago Bender e o da obra é Olhos Cósmicos.
Procurei mais informações, mas ainda não encontrei. Foi então que tive uma ideia muriquinha:
é uma espécie de caça ao tesouro. Quem me mandar uma foto de uma obra do Thiago Bender (desta série das tampas) ou alguma informação sobre ele, ganha um brinquedo do muriquinhos. É só mandar para pri.okino@uol.com.br

3 comentários:

  1. OI,que maravilha essa iniciativa de vcs,compartilhar coisas tão especiais,tenho me interessado muito pela reciclagem,e acho muito bom começamos desde cedo a despertar as crianças para as coisas maravilhosas que podemos fazer a partir dela,engraçado ontem começou as ferias do meu filho de 7 anos,e ele só queria ficar no video game e computador,e eu falei que na minha infancia ñ tinha isso,eu inventava brincadeiras,ele ñ acreditou muito ñ,+ hj quando mostrei o blog de vcs ele ficou todo interessado,vou aproveitar,bjs e muito obrigada por me levar de volta a minha infancia.

    ResponderExcluir
  2. Oi Cintia,
    quando levamos nosso projeto a campo com oficinas é raro uma criança não se interessar. A gente fica achando que elas só gostam de eletrônicos e coisas de última geração, mas também podem se interessar por outras brincadeiras, inclusives as da nossa infância. Além disso, gosto de pensar que os brinquedos e brincadeiras populares nos ajudam a entender como funciona o mundo...
    Bjs e boa brincadeira
    Ah! Vi que você tem um blog de artesanato. Acho que vai gostar desse outro blog meu www. maozinhaboa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Pessoas, tenho um ganhador da caça ao tesouro!!!!!!
    E vocês nem vão acreditar quem é...
    Hoje, recebi um e-mail do próprio Thiago Bender, agradecendo a postagem e mandando o link de seu blog, que está em construção.
    www.thibender.blogspot.com
    Vou fazer um brinquedo bem caprichado pra ele.

    ResponderExcluir